Festa da Maia 2015
01/05/2015 | Cultura
O Motivo da Festa é a "Maia", uma boneca de Panos cosidos por senhoras da Romeira.

O pano branco é cheio de palha e o chapéu, também de palha. É enfeitado com flores. Ao peito traz um grosso cordão de ouro, com medalhão pendurado; na mão direita tem três figos secos, que simbolizam a virgindade e na mão esquerda, um cesto com flores. A "Maia" da Cova da Piedade é uma camponesa que personifica o despertar da fecundidade e festeja a chegada da Primavera.
A sua origem está ligada à divindade romana "Maia", mas foi a tradição Algarvia quem trouxe às Ruas da Cova da Piedade, esta Festa.
Envolvendo a comunidade local e as nossas crianças, o desfile liga o Largo da Romeira ao Jardim da Cova da Piedade.

As crianças envergando trajes representativos de várias atividades ligadas à história da Cova da Piedade, vão encher as Ruas num desfile tradicional, com trajes característicos, num ambiente popular encantador e mágico.

No 1º de Maio, a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, mantendo a já longa tradição da Freguesia da Cova da Piedade, em parceria com o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, o Clube Recreativo União Romeirense, A Sociedade Filarmónica União Piedense, o Centro de Arqueologia de Almada, a Alma Alentejana e as suas Cantadeiras, vão abrilhantar a Festa e convidam todos a participar na tradicional " Festa da Maia ".
Enfeitem as janelas e muros e integrem o cortejo, na companhia das vossas crianças, porque é um momento de convívio tradicional e muita música. As tradições etnográficas do Concelho perduram assim neste Evento, reforçando a sua identidade. Convidamos, toda a comunidade Almadense a participar!

A Festa da Maia, celebrada na Cova da Piedade no passado dia 01 de Maio, à semelhança de outros anos, teve a participação de muita população e foi muito animada. Estiveram presentes elementos do Executivo desta União das Freguesias e em representação da Câmara Municipal de Almada, a Sra. Vereadora Maria do Carmo Borges e o Sr. Vereador António Matos, bem como o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Maia.

Veja aqui as fotos: